VISITAS AO BLOG

AmazingCounters.com

CATEGORIAS:

domingo, 27 de março de 2016

FELIZ PASCOA !

CLIC NA FOTO PARA AMPLIAR
 
Infelizmente no País em que vivemos por inércia ou falta de vontade política os marginais tomaram as rédeas e dominaram as ruas das cidades prendendo em suas casas como verdadeiros encarcerados as famílias de bem, que trabalham e pagam impostos, e não tem condições de uma vida digna. Vivemos encarcerados ou às vezes até expulsos de nossas casas, de nossas vidas, para que possamos tentar sobreviver a espera de dias melhores.
FELIZ PÁSCOA !
 

sexta-feira, 25 de março de 2016

NÊSPERA BRASILEIRA OU AMEIXA AMARELA

clic na foto para ampliar

Nome da fruta: Nêspera-brasileira
Nome científico: Eriobotrya japonica (Thumb.) Lindl.
Família botânica: Rosaceae
Categoria:
Origem: China e Japão
Características da planta: Árvore geralmente de até 8 metros de altura. folhas densamente pilosas na face inferior, verdes brilhantes na face superior. Flores pequenas, alvas e aromáticas.
Fruto: Tipo baga, piriforme, amarelo. Polpa comestível, carnosa, de coloração alaranjada, suculenta.
Frutificação: Inverno
Propagação: Semente
Não é fácil entender por que a ameixa-do-japão tem sido chamada, a cada dia, de nêspera-brasileira pois, além do fato incontestável de sua origem asiática, ela ainda não se encontra tão difundida no país.
De qualquer maneira, a história dessa fruta parece estar marcada por contradições. Exemplo disso é o fato de ela não ser propriamente nativa do Japão, e sim da China. Consta que o Japão ganhou o direito de carregar seu nome na fruta por ter sido o primeiro país a dar-lhe usos, tornando seu consumo popular desde tempos imemoriais, enquanto a China ainda a encarava com sutil indiferença.
Nêspera-brasileira, ameixa-do-japão ou ameixa-amarela, trata-se de uma planta da família das Rosáceas, a mesma à qual pertence a ameixa comum ou européia (Prumus domestica L.) e outras frutas igualmente famosas e apreciadas, como o morango e o pêssego.
Fruta do tipo pomo – como a maçã, a pêra e o marmelo -, a nêspera, hoje, encontra-se amplamente disseminada no planeta. Porém, são poucos os países que se dedicam à sua exploração econômica, como o Japão, a Espanha, Israel e, pouco a pouco, o Brasil.
Aqui, a cada dia, a ameixa-do-japão tem aparecido com mais frequência em feiras e mercados, especialmente no período de safra, que, por aqui, ocorre entre maio e outubro, quando a oferta de outros tipos de frutas é pequena. No entanto, quando comparada com outros países e com outras frutas aqui cultivadas, a produção de nêspera não chega a ser verdadeiramente significativa, apesar de estar crescendo.